Segundo dados recentes divulgados pela Spectra e pelo Valor Econômico, os fundos de private equity e venture capital estão preparados para impulsionar as operações de fusões e aquisições (M&A) no Brasil, contando com um total de cerca de R$ 20,94 bilhões disponíveis, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
Esse capital, conhecido como “dry powder”, tem crescido nos últimos anos devido à incerteza econômica, porém, espera-se uma mudança para o ano de 2024. Apesar disso, grandes players como a Advent e a Brookfield já realizaram aquisições significativas este ano.
Entretanto, há uma disparidade no capital disponível entre os fundos brasileiros. Enquanto gestoras estrangeiras e grandes fundos regionais estão bem capitalizados, os fundos regionais menores podem não conseguir aproveitar totalmente o período de liquidez para vender ativos.
Apesar dessa diferença, o ambiente macroeconômico favorável, aliado ao acesso facilitado ao crédito, está alimentando o apetite dos investidores, o que promete impulsionar ainda mais as atividades de M&A no país.