O mercado de fusões e aquisições (M&A) no Brasil registrou um aumento de 2% no número de transações no primeiro semestre de 2024, em contraste com a queda de 14% observada globalmente, de acordo com o relatório “Mercado Global de M&A”, lançado recentemente pela PwC.
No acumulado de 12 meses de 2023, o número total de transações foi 17% menor em comparação a 2022, contudo os valores tiveram aumento.
Enquanto economias como a dos Estados Unidos enfrentam altos juros, que direcionam investimentos para opções mais seguras como a renda fixa, o Brasil atraiu mais operações de M&A.
Outro aspecto que afeta o mercado global de M&A é o cenário geopolítico, com as incertezas econômicas geradas por eventos internacionais e eleições em países como Estados Unidos e Reino Unido, o que tem levado empresas a adiar suas decisões de investimento.
O cenário global vem direcionando o foco dos investidores para mercados emergentes, como o Brasil, em busca de retornos mais atrativos, resultando em um aumento nas transações de M&A e maior fluxo de investimentos migrando para o país.