A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou, durante o 24º Encontro de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, que está preparando diretrizes para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que devem ser divulgadas em agosto.
O presidente da CVM, João Pedro do Nascimento, defendeu que a entrada de grandes times de futebol no mercado de capitais pode atrair mais investidores e levantou, ainda, a possibilidade de desenvolver ferramentas que permitam aos torcedores se tornarem investidores e conhecerem outros produtos do mercado financeiro.
O “parecer de orientação” para a SAF trará um conjunto de diretrizes para essa nova entidade no mercado, que já tem envolvimento com times como Cruzeiro e Botafogo. A proposta é que os times possam realizar ofertas iniciais de ações (IPO), emitir produtos de securitização e fazer crowdfunding, entre outras possibilidades.
O objetivo é trazer clareza para as SAFs, mostrando como o mercado de capitais pode se tornar uma alternativa para captação de recursos e financiamento.