Ontem (01/08) foi lançada a 6ª Edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que reúne o cenário atual, tendências e panoramas das principais inovações de Gorvernança, .
Orientando-se pelos princípios da Transparência, Equidade, Responsabilização e Sustentabilidade, uma das novidades desta edição é a maior importância dada a temas relevantes para as empresas, especialmente após casos e escândalos recentes, como ética, conflito de interesses e a relação com stakeholders, incluindo funcionários, consumidores e a comunidade, bem como a questão ambiental. Além disso, o novo código incorpora um princípio adicional, o da integridade, que se refere à coerência entre a intenção e a prática, um aspecto fundamental que precisa ser reforçado para evitar a repetição de erros passados.
Outra novidade é o destaque dado às partes relacionadas nas decisões de negócios, com o objetivo de enfatizar que a governança deve gerar valor não apenas para a organização e seus sócios, mas também para a sociedade em geral.
O código abrange diversos tópicos importantes em seus capítulos, incluindo: (i) Fundamentos; (ii) Sócios; (iii) Conselho de Administração; (iv) Diretoria; (v) Órgãos de Fiscalização e Controle e; (vi) Condutas.
O material, coordenado por Cristiana Pereira, pode ser acessado na íntegra