Com o crescimento da pauta ESG, a governança corporativa vem se tornando um dos principais pilares para uma gestão empresarial efetiva, com adoção de procedimentos que garantirão maior transparência, responsabilidade e sustentabilidade por parte das empresas em suas relações com sócios, funcionários, fornecedores e clientes.
A adoção desse conjunto de práticas e processos, além de demonstrar uma postura ética e comprometida com com o ESG, também garante maiores chances de a empresa se perpetuar no ambiente corporativo.
O desafio, entretanto, é aliar a execução dessas pautas à expectativa de finalidades lucrativas das empresas. O primeiro passo para incorporar efetivamente a pauta ESG deve ser dado com relação aos operadores do direito societário, com um treinamento adequado para a conscientização sobre a importância da defesa do meio ambiente e da adoção de práticas de governança corporativa.
A governança, embora seja um dos pilares menos discutidos da pauta ESG, é aquela que analisa os investimentos e políticas ambientais e sociais à luz do retorno e do risco, permitindo a efetivação à longo prazo das questões ambientais e sociais.