A empresa de assessoria especializada em gestão e M&A Hand apontou, em estudo recente, que 294 empresas varejistas e 185 redes de supermercados têm potencial para realizarem operações de M&A.
O estudo destaca que redes regionais podem ganhar destaque ao investir em estratégias que priorizem a eficiência e a expansão de mercado.
Atualmente o setor enfrenta desafios como aumento da inflação, custos operacionais altos e escassez de terrenos estratégicos, fatores que tornam as aquisições uma alternativa interessante e mais vantajosa, em comparação à construção de novas lojas, que requerem investimentos significativos e um longo prazo para maturidade financeira. Outros aspectos como a saturação do setor de atacarejo também contribui para a busca de novos caminhos de expansão.
A pesquisa identificou que regiões como São Paulo continuam liderando em faturamento, mas há mais de 300 cidades sem a presença dos maiores players do setor, o que apresenta oportunidades para redes regionais ampliarem sua atuação.