Foi emitido o primeiro conjunto de padrões globais de relatórios para empresas divulgarem informações uniformes sobre clima e sustentabilidade. O International Sustainability Standards Board (ISSB) lançou uma estrutura voluntária com os padrões iniciais IFRS S1 e IFRS S2, semelhante aos Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros. As empresas podem aplicar voluntariamente essas normas e as autoridades jurisdicionais decidirão se requerem sua aplicação. Os padrões foram construídos com base nos conceitos das Normas Contábeis IFRS, proporcionando uma linha de base global.
O objetivo dos padrões ISSB é permitir que as empresas comuniquem sua sustentabilidade de maneira robusta, comparável e verificável. Isso visa auxiliar os investidores a tomar decisões de investimento de forma semelhante ao comparar empresas. O IFRS S1 abrange os requisitos de divulgação relacionados aos riscos e oportunidades de sustentabilidade no curto, médio e longo prazo, enquanto o IFRS S2 se concentra nas divulgações específicas relacionadas ao clima e foi desenvolvido para ser usado em conjunto com o IFRS S1.
A expectativa é que, até 2025, os primeiros relatórios financeiros apresentem o desempenho de sustentabilidade das empresas com base nos critérios lançados pelos padrões globais. Isso proporcionará um conjunto de padrões globais de relatórios para orientar as decisões de empresas e investidores, impulsionando ainda mais a proposta de gestão sustentável do ESG.